terça-feira, 10 de julho de 2012

MISSÃO DE ESTUDO COM OS LUTERANOS


Após uma permanência de um mês na cidade de São Leopoldo-RS, nas dependências da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST), dos luteranos, retornei para o nordeste neste domingo, dia 01 de julho. Fui à cidade de São Leopoldo em missão de estudo pelo Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD com o intuito de realizar pesquisas para minha dissertação do mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. O assunto da minha dissertação é “Néfesh e basar: a relação corpo-alma na Bíblia Hebraica e suas implicações para cultura somática hodierna”.

Cheguei a Porto Alegre-RS, aeroporto Salgado Filho, por volta das 13h da sexta-feira, dia 01 de junho, e segui de metrô até a EST, em São Leopoldo. Lá, fui recepcionado pelo Prof. Wilhelm Wachholz (coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia da EST), que me conduziu a Biblioteca da instituição, apresentando-me aos funcionários, dando-lhes ciência de que eu faria uso do acervo para pesquisa, e providenciando a efetuação do meu cadastro na biblioteca para que eu pudesse tomar livros emprestados. A biblioteca possui um vasto acervo de aproximadamente 84.000 volumes de livros em vários idiomas e 1.100 títulos de periódicos, dos quais 380 são correntes. 

Durante a minha permanência na EST, fui acompanhado pelo Prof. Flávio Schmitt com quem pude compartilhar boas ideias sobre a minha pesquisa.

Na primeira semana após a minha chegada (de 4 a 8 de junho), ocorreram as provas de seleção para o mestrado e o doutorado na EST. O que me deu a oportunidade de conhecer alguns dos participantes desta seleção, dentre eles alguns nordestinos da Paraíba e da Bahia - mundo pequeno!

Os primeiros 15 dias foram os mais frios do ano no Rio Grande do Sul até agora, por isso aproveitei para experimentar o famoso chimarrão, tomar quentão e degustar um bom vinho, pois também sou filho de Deus.

Dentre as fotos que estou enviando, há uma ao lado do busto em homenagem ao reformador Martinho Lutero. E a prova do crime, eu bebendo vinho tinto numa das cafeterias de São Leopoldo. Em suma, a permanência na EST foi extremamente positiva, também por essa dimensão cultural.

2 comentários:

João Ricardo disse...

Reverendo Alexandre que Deus continue te iluminando e estudando com afinco a Teologia Reformada - que transforma a sociedade! Grande abraço, saiba que vc tem meu apoio em tudo e a minha admiração, agradeço a Deus por ter me dado a condição de lhe ter como amigo.
assinado: Rev. João Ricardo Ferreira de França.

Rev. Alexandre de Jesus dos Prazeres disse...

Meu querido amigo, Rev. João Ricardo,
fico feliz por teu comentário, e por tua admiração. Que Deus te abençoe.
Alexandre